quinta-feira, 27 de maio de 2010

Blog Debate Cênico discute ações da Funarte e do Ministério da Cultura para as artes cênicas

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2010

Blog Debate Cênico discute ações da Funarte e do Ministério da Cultura para as artes cênicas
Artistas e profissionais das artes cênicas têm agora um novo espaço para debater as políticas públicas do setor. Desde o início de maio, o blog Debate Cênico tem reunido pessoas em torno de temas polêmicos, como o Fundo Setorial para as Artes Cênicas. Esse fundo está previsto para ser lançado em meados de junho pelo Ministério da Cultura e Fundação Nacional de Artes (Funarte), com orçamento previsto de R$ 80 milhões para o teatro, a dança e o circo.

Criado e mediado pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Fundação Nacional de Artes, Marcelo Bones, o blog nasceu com a finalidade de ser um canal de comunicação direto da Funarte com os artistas. Segundo ele, a ideia é que as discussões contribuam para a formulação das políticas públicas voltadas ao setor. Um grupo de discussões http://groups.google.com.br/group/debatecenico também foi criado para ser o “ponto de encontro” dos debatedores e, com seu conteúdo, alimentar o blog, que, por sua vez, publica os documentos, as propostas e uma síntese das mensagens trocadas.

“O blog foi o mecanismo que encontramos para, em pouco tempo, colocarmos um debate nacional envolvendo artistas dos três segmentos em diversos estados do país”, esclarece Bones. Em sua opinião, o grande desafio é manter o diálogo com esses três importantes segmentos, cada um – ressalta – com características, problemas, soluções e estágios de mobilização distintos.

Com foco no Fundo Setorial, o blog também tem debatido outros assuntos, como propostas de editais e uma nova divisão de recursos por áreas e regiões. Bones enumera nesse espaço, também, algumas das propostas da Funarte. Entre elas, a criação e o desenvolvimento de um centro de referência internacional das artes cênicas, com ações voltadas para a qualificação de excelência e para a cooperação e circulação internacional de espetáculos. Até meados de maio, o blog contabilizava mais de 500 visitas e, o grupo, 286 membros.

Um comentário:

  1. Vamos trazer esse Debate Cênico para UFMT-CUR e toda Rondonópolis. hehehehehehehe

    É isso aí CUQUEIROS!!! "Mais Cultura e Mais Política aos Estudantes."

    ResponderExcluir