História


O CUCA é um programa criado pela UNE para que este a auxilie na expansão cultural na múltiplas áreas sociais. Ao contrário de algumas entidades estudantis, como Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes, o CUCA, tem autonomia e não se fecha apenas a instituição a qual pertence inicialmente. O Centro Universitário de Cultura e Arte possui uma postura mais liberal, sendo que pessoas externas à instituição podem participar diretamente de suas ações seja participando de suas coordenações seja participando de suas ações e atividades.

Em meados do mês de dezembro de 2006, na cidade de Rondonópolis, no Mato Grosso, inaugurou o seu primeiro núcleo do Centro Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE. A festa de lançamento, como o nome "Tributo a Raul Seixas", foi uma homenagem ao rockeiro que marcou a década de 80 com sua irreverência e criatividade. O DCE (Diretório central dos Estudantes) da UFMT e o Coordenador de cultura do campus de Rondonopolis, professor Laudenir, participaram da festa, que contou com a participação dos melhores músicos da cidade, que fizeram releituras das clássicas músicas de Raul Seixas.
A professora Rosana, do Departamento de Geografia da UFMT, que realizou uma pesquisa sobre a vida de Raul, nos intervalos das músicas dizia curiosidades sobre a vida do cantor.[1]

"CUCA é o apelido de Circuito (ou Centro) Universitário de Cultura e Arte. A palavra circuito remete à organização da “rede”, e centro são os 12 núcleos existentes hoje em 11 estados brasileiros: Recife/PE, Campina Grande/PB, Salvador/BA, Vitória/ES, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Barra do Garça/MT, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Manaus/AM e Parintins/AM."[2]
O Diretório Central dos Estudantes 11 de Agosto empreendeu uma longa reestruturação orgânica no movimento estudantil interno da UFMT/CUR, sendo uma iniciativa de resgatar o projeto de expansão cultural proposto pela UNE, em consônancia com filosofia-ideológica que marca a atual gestão do DCE (UFMT-CUR), o qual denomina-se: “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”. Em parceria com a antiga cuqueira Alessandra Luíza Salierno que sonhava em ter o CUCA na UFMT de volta.

Em 7 de maio de 2010, no Anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus de Rondonópolis, encontravam-se reunido em Assembléia Geral com os estudantes, sobre a presidência, da 1ª Secretária (DCE-CUR), Pâmella Araújo Balcaçar e, secretariada pelo Diretor de Comunicação (DCE-CUR), Henrique da Cruz Monteiro, fundaram o Centro Universitário de Cultura e Arte da UFMT/CUR. Onde também, foram eleitos por voto direto e aberto os seguintes coordenadores gerais: Alessandra Luíza Salierno (5º ano de Psicologia), Andressa Caroline Ramos de Almeida (1º ano de Letras/Português), Elen Carina Ormund (4º semestre de Enfermagem), Escarlate Rodrigues de Souza Miranda (1º sem. de Ciências Biológicas), Ezequiel da Cruz Machado (1º ano de Letras/Português), Graziely dos Reis Lemes (1º sem. de Ciências Biológicas), George de Santana Mori (1º ano de Letras/Inglês), Lorrayne Rodrigues da Silva (1º sem. de Ciências Biológicas).

Em sua segunda reunião, definiu-se sua denominação: CUCA CHEIA. Que nos remete a ambiguidades relativas a mente e seu dinamismo relativo ao movimento estudantil com sua capacidade ilimitada em idéias e ações frente ao progresso formativo da academia brasileira, tendo como objetivo principal a formação do ideal cultural desde a base educacional dos estudantes, tendo em vista que no Brasil a maioria de nós somos acometidos pelo fenômeno da aculturação, por sermos um povo ou “nação” que pouco se conhece, em contramão a este fator o CUCA CHEIA acredita poder reverter isso com uma farta série de atividades que surgem aos estudantes, que, entretanto, muitas vezes se limitam de expor tais ideias por falta de apoio, assim sendo o CUCA é este apoio.

Sobretudo, como já salientado anteriormente, o CUCA caracteriza-se pela sua autonomia dentro do movimento estudantil. E de fato, CUCA CHEIA está conquistando cada vez mais espaço e visibilidade de suas ações. O DCE estabelece apenas parcerias e, também auxiliar o CUCA em suas atividades.

Bibliografia:
2 - FERREIRA, Tiago Alves, et. al. Cartilha CUCA. Disponível em:< http://www.une.org.br/home3publicaçoes/m_4225.html> Acesso em 15 jul. 2010. às 15:00.